Forum-Gallery-Shop-Sponsors

« Advertise on Freel2.com

Home > Europe > Portugal: Road test and comparison with BMW X3
Post Reply  Down to end
Page 1 of 2 12>
Print this entire topic · 
carvalho



Member Since: 06 Feb 2007
Location: Figueira da Foz
Posts: 54

Portugal 2007 Freelander 2 TD4 HSE Manual Tambora Flame
Portugal: Road test and comparison with BMW X3

Hi all.

The same here in Portugal. A weekly car newspaper "Autohoje" test the new FL2 TD4 with the BMW X3 2.0d anf Toyota RAV4 180 on the highest mountain in Portugal full of snow.
The result:
1st FL2 TD4
2nd RAV4 180
3rt BMW X3 2.0d

Mine Tambora Flame TD4 HSE full of extras is on order and the delivery it's for the end of March.

Post #1623 11th Feb 2007 7:24 pm
View user's profile Send private message View poster's gallery Reply with quote
jatko



Member Since: 13 Apr 2007
Location: Bratislava
Posts: 16

Slovakia 2007 Freelander 2 TD4 HSE Auto Rimini Red

hi there....hw s yr car? all ok? 2,2 TD4 HSE Auto
Rimini red/Ebony

Post #5257 8th Aug 2007 7:57 am
View user's profile Send private message View poster's gallery Reply with quote
carvalho



Member Since: 06 Feb 2007
Location: Figueira da Foz
Posts: 54

Portugal 2007 Freelander 2 TD4 HSE Manual Tambora Flame

Hi

Mine is fine.
It arrived in May.

Post #5259 8th Aug 2007 8:50 am
View user's profile Send private message View poster's gallery Reply with quote
Stormbird



Member Since: 05 Apr 2010
Location: Arrifana
Posts: 33

Portugal 

carvalho wrote:
Hi

Mine is fine.
It arrived in May.

Hello Carvalho,

Still got your FL2 ? How's it going ? Any reliability problems yet ?
I'm thinking of trading in my BMW 520d Touring for an FL2, 2.2HSE but I'm a little concerned if i will notice a big loss in space, quality and reliability.
have you any opinions on this ?
Continuaçaõ de um bom domingo !

Post #66085 11th Apr 2010 6:28 pm
View user's profile Send private message View poster's gallery Reply with quote
carvalho



Member Since: 06 Feb 2007
Location: Figueira da Foz
Posts: 54

Portugal 2007 Freelander 2 TD4 HSE Manual Tambora Flame

Stormbird wrote:
carvalho wrote:
Hi

Mine is fine.
It arrived in May.

Hello Carvalho,

Still got your FL2 ? How's it going ? Any reliability problems yet ?
I'm thinking of trading in my BMW 520d Touring for an FL2, 2.2HSE but I'm a little concerned if i will notice a big loss in space, quality and reliability.
have you any opinions on this ?
Continuaçaõ de um bom domingo !


OLá.
Claro que tenho o FL2 2.2 TD4 HSE. Vai com 70000kms e está tudo perfeito. Na terça vai para a revisão no Porto.
Até agora nunca tive qualquer chatice. Nem ruidos parasitas nem nada. Nem consumo de óleo. Tem sido só "meter" gasóleo e andar. Atenção que as médias anunciadas estão longe de ser reais. Nunca fiz menos de 8,5 e o normal é andar por volta de 9,2L/100kms.

Em relação à 520d pouco posso adiantar.
Conheço essa carrinha mas não tão bem como o FL2, obviamente.
Em relação a espaço interior, não sei se perde muito. Ou se o que eventualmentes possa perder é significante. Onde vais perder e aí notas bem, é na bagageira. O FL2 tem uma bagageira relativamente pequena. O valor que anunciam é até ao tecto e é mais pequena do que na 520. Para quem transporta muita bagagem pode ser um senão.

Tanto eu como a minha mulher somos altos (1,88 e 1,79, respectivamente). Nestas condições os lugares traseiros são exíguos para pessoas com esta estatura. Para condutores na casa de 1,70m ou pouco mais, os lugares traseiros são francamente bons.
Mas a grande diferença e foi por isso que adquiri, é a posição de condução.
No FL2 temos uma perspectiva completamente diferente da estrada e a sensação de segurança é maior. Estamos num plano muito mais elevado e isso nota-se imenso.

A 520d tem muito melhores materiais. No FL2 não é mau. A BMW é que é superior!
O motor 2.2TD4 é francamente bom. Os 400mn de binário são uma benção e a caixa de velocidades está muito bem escalonada, precisa e rápida qb.
É um carro excepcional para fazer longas distâncias. É confortável e bastante silencioso. Fazer auto-estrada é um regalo (parece sacrilégio ter um LR e fazer auto-estrada...).
Fora de estrada é simplesmente brilhante. Mesmo nas condições mais adversas. Não há SUV que o supere.
E é aqui que tudo muda. Passamos a fazer passeios da marca e começamos a formar um grupo de pessoas com o gosto pelo TT e pela Landrover. É indescritível. Neste momento e porque tenho pena de maltratar o carro, vou comprar um outro Landrover mais antigo para os passeios e expedições.

Resumindo, não podia estar mais satisfeito.
O carro porta-se lindamente e ganhei novas amizades e mais um hobby que considero muito saudável.

Qualquer dúvida nem hesite em perguntar.
Ab

Post #66105 11th Apr 2010 8:04 pm
View user's profile Send private message View poster's gallery Reply with quote
Stormbird



Member Since: 05 Apr 2010
Location: Arrifana
Posts: 33

Portugal 

carvalho wrote:
Stormbird wrote:
carvalho wrote:
Hi

Mine is fine.
It arrived in May.

Hello Carvalho,

Still got your FL2 ? How's it going ? Any reliability problems yet ?
I'm thinking of trading in my BMW 520d Touring for an FL2, 2.2HSE but I'm a little concerned if i will notice a big loss in space, quality and reliability.
have you any opinions on this ?
Continuaçaõ de um bom domingo !


OLá.
Claro que tenho o FL2 2.2 TD4 HSE. Vai com 70000kms e está tudo perfeito. Na terça vai para a revisão no Porto.
Até agora nunca tive qualquer chatice. Nem ruidos parasitas nem nada. Nem consumo de óleo. Tem sido só "meter" gasóleo e andar. Atenção que as médias anunciadas estão longe de ser reais. Nunca fiz menos de 8,5 e o normal é andar por volta de 9,2L/100kms.

Em relação à 520d pouco posso adiantar.
Conheço essa carrinha mas não tão bem como o FL2, obviamente.
Em relação a espaço interior, não sei se perde muito. Ou se o que eventualmentes possa perder é significante. Onde vais perder e aí notas bem, é na bagageira. O FL2 tem uma bagageira relativamente pequena. O valor que anunciam é até ao tecto e é mais pequena do que na 520. Para quem transporta muita bagagem pode ser um senão.

Tanto eu como a minha mulher somos altos (1,88 e 1,79, respectivamente). Nestas condições os lugares traseiros são exíguos para pessoas com esta estatura. Para condutores na casa de 1,70m ou pouco mais, os lugares traseiros são francamente bons.
Mas a grande diferença e foi por isso que adquiri, é a posição de condução.
No FL2 temos uma perspectiva completamente diferente da estrada e a sensação de segurança é maior. Estamos num plano muito mais elevado e isso nota-se imenso.

A 520d tem muito melhores materiais. No FL2 não é mau. A BMW é que é superior!
O motor 2.2TD4 é francamente bom. Os 400mn de binário são uma benção e a caixa de velocidades está muito bem escalonada, precisa e rápida qb.
É um carro excepcional para fazer longas distâncias. É confortável e bastante silencioso. Fazer auto-estrada é um regalo (parece sacrilégio ter um LR e fazer auto-estrada...).
Fora de estrada é simplesmente brilhante. Mesmo nas condições mais adversas. Não há SUV que o supere.
E é aqui que tudo muda. Passamos a fazer passeios da marca e começamos a formar um grupo de pessoas com o gosto pelo TT e pela Landrover. É indescritível. Neste momento e porque tenho pena de maltratar o carro, vou comprar um outro Landrover mais antigo para os passeios e expedições.

Resumindo, não podia estar mais satisfeito.
O carro porta-se lindamente e ganhei novas amizades e mais um hobby que considero muito saudável.

Qualquer dúvida nem hesite em perguntar.
Ab


Boa noite Ab,

Não sei se deveria responder em Portugues neste forum - ainda nos vão banir !
Sou ingles, portanto, perdoa-me qualquer erro gramatico que posso cometer na minha resposta.
Para já, muito obrigado por ter respondido com tanta clareza. Foi um optimo "review" de FL2 e uma comparação honesta com o 520d.
O BM é um optimo carro, no meu caso, carrinha e não tenho quiexa, só que depois de ter tido um Discovery Serie 1 que comprei novo em '94, e vendi em 2001 lembro-me dos passeios que fazia com o Clube Land Rover de Portugal, na serra de Valongo e a beira do Douro e fico com saudades destes bons velhos tempos. A LandMania faz um bom trabalho nesta area tambem.
O Discovery deu-me muitos chatices e era caro manter-lo. Ja tive Audis e Mercedes' (horriveis) e um Saab 95 (muito bom) e agora o bichinho do Land esta me chamar de novo.
As mairores duvidas que eu tenho sao;
- Se eu comprar um FL2 - é um trade up ou down. Provavelmente, down. Afinal um BM é sempre um bom carro.
- Sera que o preço e excessivo para um SUV compacto ? Sei que não a volta a dar em Portugal por causa do IA mas mesmo assim, é puxado.
- Vou notar uma grande diferença no espaço interior e nos acabamentos ?
- Deveria procurar um Discovery 4 em segunda mão ?
Não estou com pressa, portanto vou nas calmas até não consigo olhar mais para os brochures e tenho mesmo que comprar - um HSE claro !

Obrigado de novo.
Andrew

Post #66113 11th Apr 2010 8:27 pm
View user's profile Send private message View poster's gallery Reply with quote
carvalho



Member Since: 06 Feb 2007
Location: Figueira da Foz
Posts: 54

Portugal 2007 Freelander 2 TD4 HSE Manual Tambora Flame

[quote="Stormbird"][quote="carvalho"][quote="Stormbird"]

carvalho wrote:
Hi

- Se eu comprar um FL2 - é um trade up ou down. Provavelmente, down. Afinal um BM é sempre um bom carro.
- Sera que o preço e excessivo para um SUV compacto ? Sei que não a volta a dar em Porugal por causa do IA mas mesmo assim, é puxado.
- Vou notar uma grande diferença no espaço interior e nos acabamentos ?
- Deveria procurar um Discovery 4 em segunda mão ?
Não estou com pressa portanto vou nas calmas até não consigo olhar mais para os brochures e tenho que comprar mesmo - HSE claro !

Obrigado de novo.
Andrew


Não podes ver as coisas dessa forma como trade. Nem é UP nem DOWN. São segmentos diferentes e por isso não há comparação. A 520d é mais dinâmica, velocidade de ponta e aceleração superior, bons consumos e eventualmente melhores materiais. O SUV é uma outra forma de estar na vida. E um LR é diferente de todos os outros. Como já tiveste sabes do que falo. E mais tarde ou mais cedo o bichinho volta.
Ter um LR é um capricho. Nunca foi, não é e duvido que alguma vez seja, uma compra razoável. Um LR é caro (estupidamente caro) e é pesado. Com tanto peso e 4x4 os consumos são exagerados. Mas quem os tem sabe disso e "perdoa".
Não me importo com nada disto. Gosto e só tenho que assumir.

O BMW é sem dúvida uma compra razoável. Talvez a mais acertada. Mas como tudo na vida, às vezes o coração fala mais alto do que a razão. No meu caso o coração falou mais alto. E não estou arrependido.
Troquei um Audi A3 2.0 Tdi SPORT 170cv pelo FL2 e não estou arrependido. Tenho saudades do Audi, é certo. Tenho saudades do dinamismo, da forma como curvava e acelerava.
Mas tb estou mais velho e tenho outras exigências e outras expectativas.

Em relação ao espaço, o que perdes é mesmo no espaço da bagageira. No espaço interior não há diferenças assinaláveis.

Qualidade de construção no FL" é muito boa. Mesmo muito boa. Está ao nível do X3, Audi Q5, etc. O BMW é ligeiramente superior mas não me preocupava com isso. Poderias aperceber-te disso nos primeiros dias mas aposto que não te lembravas mais após uma ou 2 semanas, tal é a boa qualidade dos materiais do FL2 HSE.
Mas atenção que falo do HSE com muitos extras (bancos em pele, navegação, audio premium dolby Alpine, bluetooth, farois de bi-xenon adaptativos, tecto panorâmico, etc). As versões abaixo (SE, S) não tem nada disto e portanto nota-se muito a diferença na qualidade dos materiais.

Se puderes compra um Disco 4 usado. É outra coisa. Já andei num e é fantástico. Mas mais uma vez, é outro segmento e uma gama acima na Landrover.

Espero que tenha sido elucidativo.
Abraço
Zé Carlos

Post #66121 11th Apr 2010 9:35 pm
View user's profile Send private message View poster's gallery Reply with quote
Stormbird



Member Since: 05 Apr 2010
Location: Arrifana
Posts: 33

Portugal 

Olá Zé Carlos,

De novo obrigado.
Podias escrever para uma revista de automovies. Já me convenceste, e realmente tenho que olhar para a troca de uma maneira diferente. Como te disse, tenho tempo para reflectir com calma mas tenho quase a certeza que vou optar por um FL 2 HSE.

Uma boa semana,
Andrew

Post #66123 11th Apr 2010 9:46 pm
View user's profile Send private message View poster's gallery Reply with quote
Marky



Member Since: 12 Mar 2010
Location: Cheshire
Posts: 207

United Kingdom 2010 Freelander 2 TD4 XS Auto Santorini Black

All greek to me Shocked 2010 FL2 XS Auto in Santorini Black with HSE alloys

Post #66132 11th Apr 2010 11:01 pm
View user's profile Send private message View poster's gallery Reply with quote
carvalho



Member Since: 06 Feb 2007
Location: Figueira da Foz
Posts: 54

Portugal 2007 Freelander 2 TD4 HSE Manual Tambora Flame

Marky wrote:
All greek to me Shocked


Not greek. Portuguese... Wink

Post #66142 12th Apr 2010 1:21 am
View user's profile Send private message View poster's gallery Reply with quote
Stormbird



Member Since: 05 Apr 2010
Location: Arrifana
Posts: 33

Portugal 

carvalho wrote:
Marky wrote:
All greek to me Shocked


Not greek. Portuguese... Wink


I think we better revert to English Ab !
Andrew Cool

Post #66159 12th Apr 2010 8:34 am
View user's profile Send private message View poster's gallery Reply with quote
AndyC



Member Since: 30 Nov 2007
Location: Where the snow dosen't melt when the sun is shining!
Posts: 4165

Norway 2007 Freelander 2 TD4 HSE Manual Stornoway Grey

Stormbird wrote:
carvalho wrote:
Marky wrote:
All greek to me Shocked


Not greek. Portuguese... Wink


I think we better revert to English Ab !
Andrew Cool


Det er en god idea - da vet vi alle hva dere snakker om Thumbs Up
Laughing 2007 Freelander 2 HSE TD4 Manual with Premium Pack & Moonroof.
Stornoway Grey with Ebony Black Pleather, Clear Indicators, Body Side Mouldings etc.

Post #66179 12th Apr 2010 11:10 am
View user's profile Send private message View poster's gallery Reply with quote
JoaoPintoReis



Member Since: 23 Apr 2015
Location: Portugal
Posts: 90

Portugal 

Stormbird e carvalho,

still got yours FL2?

I bought one and i am from Portugal too! Smile

Post #263024 7th May 2015 2:50 pm
View user's profile Send private message View poster's gallery Reply with quote
carvalho



Member Since: 06 Feb 2007
Location: Figueira da Foz
Posts: 54

Portugal 2007 Freelander 2 TD4 HSE Manual Tambora Flame

Hi João Pinto.

I still have mine, now with 118000km and zero problems. 2007' Freelander 2 TD4 HSE Tambora Flame

Post #263025 7th May 2015 2:56 pm
View user's profile Send private message View poster's gallery Reply with quote
JoaoPintoReis



Member Since: 23 Apr 2015
Location: Portugal
Posts: 90

Portugal 

Hello!
Nice to know!
I bought mine with 125.000km.
Tell me something: mine has panoramic roof, alpine sound, leather seat, xenon headlights, but no navigation.
It is SE version?

Post #263035 7th May 2015 5:10 pm
View user's profile Send private message View poster's gallery Reply with quote
Post Reply  Back to top
Page 1 of 2 12>
All times are GMT

Jump to  
Previous Topic | Next Topic >
Posting Rules
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum



Site Copyright © 2006-2024 Futuranet Ltd & Martin Lewis
Freel2.com RSS Feed - All Forums


Switch to Mobile site